Sobre a Florart

Terça, 18 Setembro 2012 14:11 Escrito por 

Nossa Associação surgiu com um investimento de R$ 80,00 (oitenta reais); saldo de uma campanha para a compra de escovas e fio dental, para uma escola do nosso Município. 

Porém, esses produtos foram doados por um revendedor, e a quantia revertida para as primeiras compras da associação; incentivando a aptidão natural da comunidade para os trabalhos artesanais.

Em janeiro de 2004, a associação se consolidou; no galpão da igreja realizava oficinas de capacitação e na garagem da casa da nossa atual presidente, a venda de produtos.

 

Com a grande aceitação dos produtos, a Prefeitura Municipal de Rio das Flores incentivou nossos trabalhos, adquirindo a antiga estação ferroviária. Transformamos em nossa sede, inaugurada em março de 2006, sendo referência da FLORART e ponto de vendas.

Criamos móveis e utensílios, com a reciclagem de material “pet” e pneus, utilizando produtos naturais da região como: taboa, bambu e fibra de bananeira.

Confeccionamos produtos de cama, mesa e banho, com o reaproveitamento de tecidos e resgatando bordados típicos da região.;

Estas duas linhas de produção resultam a identidade da FLORART.

Por uma questão de desenvolvimento social e também mão de obra qualificada, foram criados núcleos de produção estratégicos; atualmente com 60 artesãos e 6 núcleos de produção, nos seguintes Municípios:

- Belmiro Braga-MG: São José das Três Ilhas, Sobragy e Porto das Flores

- Rio das Flôres-RJ: Manuel Duarte e Santa Rosa 

- Valença-RJ.

E estamos iniciando mais um núcleo na Vila de São Francisco-Belmiro Braga-MG, confecção de bonecas pedagógicas. 

Como reconhecimento do trabalho sério da FLORART, conseguimos primeiramente um convênio com FURNAS – CENTRAIS ELÉTRICAS, durante dois anos.

Atualmente, firmamos convênio com a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, através do projeto “Gerando Renda com Trabalho e Arte”. 

Hoje, somos Ponto de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Com o apoio do SEBRAE – Três Rios, fomos aprovados na primeira avaliação de “Comércio Justo”.

Através da conscientização de nossos associados e da comunidade, a FLORART trabalha a reciclagem de material, valoriza a mão de obra e promove a inclusão social, resgatando a nossa cultura e garantindo geração de renda.

Podemos assim afirmar, que a FLORART é um projeto sustentável, relacionando seres humanos, meio ambiente, cultura e geração de renda local.

 

 

Ler 161872 vezes Última modificação em Terça, 18 Dezembro 2012 16:18

                                  

Florart - Associação dos Artesãos de Manuel Duarte e Porto das Flores

Antiga Estação de Manoel Duarte - Rio das Flores - RJ

Desenvolvido por GeDê Agência Digital